
Estudo sobre a Utilização das Técnicas de Educação Ambiental Não Formal no Contexto Escolar
2018; Volume: 12; Issue: 23 Linguagem: Português
ISSN
2674-8231
AutoresRevistas, Camila Correia Gabeloni, Paulo Vanderlei Sanches, Terezinha Corrêa Lindino,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoA problematica ambiental e os impactos antropicos sofridos pelo Meio Ambiente tornam importante a disseminacao de praticas de Educacao Ambiental em todos os niveis de ensino, uma vez que elas sao ferramentas estrategicas no trato de mudancas de visoes individuais e coletivas, tanto no ambiente Formal quanto no Nao Formal. Nota-se que os consorcios publicos intermunicipais tem buscado integrar tais ambientes por meio dos projetos, visitas as unidades de conservacao, entre outras atividades. Desta forma, foram escolhidas seis tecnicas ambientais adotadas pelo CORIPA (Consorcio Intermunicipal para Conservacao do Remanescente do Rio Parana e Areas de Influencia) para serem replicadas no Colegio Estadual Almirante Tamandare, no municipio de Cruzeiro do Oeste, PR, a fim de verificar a possibilidade e viabilidade de uso das tecnicas ambientais nao formais no contexto escolar. Para coleta de dados adotou-se a metodologia quanti-qualitativa, com a utilizacao de referenciais teoricos e documentais, oficinas e aplicacao de enquete (questionario). Ja para a analise, optou-se pela tecnica de analise de dados baseadas na descricao analitica, com enfase na Analise do Conteudo de Bardin (1977). Afirma-se que a aplicacao de tecnicas desenvolvidas em ambientes nao formais pode ou nao interferir no nivel de percepcao ambiental de estudantes do Ensino Medio. Defende-se, que como elas nao tem o compromisso de continuidade, nao se torna parte da vivencia desses estudantes, nao desconstroem concepcoes adquiridas sobre cuidado ambiental e muito menos nao constroem concepcoes novas. Concluiu-se que as tecnicas ambientais devem ter seu modo operante adaptado para cada ambiente e maior tempo de atividade que permanecerao ativas, corroborando a ideia de programas, diferentemente ao que e realizado atualmente que se baseia em projetos.
Referência(s)