
PROJETO SAGRADA NATUREZA: CURRÍCULO EM AÇÃO - UMA EXPERIÊNCIA MULTICULTURAL NA APLICAÇÃO DA LEI 11.645/2008 SACRED NATURE PROJECT: CURRICULUM IN ACTION - A MULTICULTURAL EXPERIENCE IN THE APPLICATION OF THE LAW 11.645 / 2008
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Linguagem: Português
10.22409/revistaleph.v0i0.39325
ISSN1807-6211
Autores Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente artigo tem como objetivo analisar, como pesquisa qualitativa, uma experiência de currículo em ação desenvolvida em cinco escolas da rede municipal de educação de Niterói. Esta experiência se deu a partir do Projeto Sagrada Natureza que, através das oficinas “No Xingu, Oxóssi reina!”, propõe ilustrar uma alternativa de aplicação da lei 11.645/2008, como um tópico da educação ambiental em uma perspectiva multicultural. A partir das análises identifica-se que a implementação da lei 11.645/2008 pode ser potencialmente ampliada em propostas curriculares que avançam da perspectiva multicultural folclórica para abordagens multiculturais críticas e pós-coloniais.
Referência(s)