Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relato de Experiência Docente: A Primeira Disciplina no Brasil sobre a Prática da Psicologia Baseada em Evidências Ministrada no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 35; Linguagem: Português

10.1590/0102.3772e35418

ISSN

1806-9770

Autores

Tamara Melnik, Sônia Beatriz Meyer, Maria Imaculada Cardoso Sampaio,

Tópico(s)

Psychological Testing and Assessment

Resumo

RESUMO Este artigo relata a experiência de ensino da primeira disciplina no Brasil sobre a Prática da Psicologia Baseada em Evidências (PPBE), oferecida pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. O curso instruiu os alunos sobre os conceitos da PPBE, fontes de evidências primárias e secundárias, adequação da pergunta de pesquisa ao delineamento, delineamento experimental de caso único, estudos observacionais, ensaios clínicos randomizados e sobre a execução de revisões sistemáticas, com ou sem metanálise. É importante destacar que o desenvolvimento da disciplina oportunizou a reflexão sobre a importância da PPBE no âmbito clínico, acadêmico, institucional e na gestão de políticas públicas na saúde mental. Recomenda-se a inserção da disciplina na grade curricular dos cursos de graduação e pós-graduação na área da Psicologia.

Referência(s)