
O PIBID como terceiro espaço: elementos para formação de professores de ciências na profissão
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL; Volume: 10; Issue: 29 Linguagem: Português
10.26514/inter.v10i29.3441
ISSN2177-7691
AutoresPaula Vanessa Bervian, Eliane Gonçalves dos Santos, María Cristina Pansera de Araújo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEsta investigação teve como objetivo identificar compreensões e transformações necessárias para a formação inicial de professores de ciências pela constituição do terceiro espaço. A pesquisa qualitativa em Educação em Ciências permitiu a análise das narrativas escritas, nos diários de bordo de quatro futuras professoras, no segundo semestre de 2017, que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Ciências Biológicas de uma universidade federal do Rio Grande do Sul. Utilizamos a análise textual discursiva (ATD – MORAES; GALIAZZI, 2013) e as categorias a priori: práticas, profissão, pessoa, partilha e público, propostas por Nóvoa (2009). A análise permite afirmar a importância do PIBID, como terceiro espaço (ZEICHNER, 2010), propulsor da formação e constituição de um bom professor dentro da profissão, nas interações proporcionadas entre Universidade e Escolas de Educação Básica, com o uso do diário de bordo como instrumento de reflexão e tomada de consciência indispensável, neste processo formativo.
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