Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Filmação e representação: o audiovisual nas montagens de performance do batuque de Ponto Chique – MG

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.152118

ISSN

2525-3123

Autores

Pâmilla Vilas Boas Costa Ribeiro,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

O presente artigo discute como a produção de um filme com o batuque de Ponto Chique e outros grupos de batuques vizinhos, ligados pelo rio São Francisco, mobiliza processos sociais e estéticos, ou seja, como o filme, enquanto processo de produção e exibição, se insere nessa relação entre drama estético, drama social e drama ritual. A partir do diálogo com autores da teoria da performance, o ponto de partida é discutir categorias como representação, drama e montagem, compreendendo a filmação como a materialização desse espaço fluido onde se assenta a cultura batuqueira/vazanteira. A partir do uso das imagens enquanto método etnográfico, o artigo busca refletir sobre as relações entre as montagens batuqueiras e as montagens do filme como ficção e fricção entre passado e presente. Opera-se com a hipótese de que os fragmentos do passado organizam o tempo fílmico e podem constituir uma temporalidade própria dos batuques.

Referência(s)