Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O lúdico no ensino de fotossíntese: jogo de baralho para a educação básica

2019; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.30691/relus.v3i1.1733

ISSN

2527-2624

Autores

Márcia Márcia Priscilla Castro Lana, Fábio Augusto Rodrigues e Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Atividades veem sendo elaboradas para auxiliar no ensino de conhecimentos e conceitos científicos com a associação de aulas expositivas, leitura de imagens e de textos de gêneros variados. Este artigo apresenta mais uma alternativa com a utilização de um jogo didático que pode ser adaptado a diferentes níveis de dificuldades (I, II e III) podendo ser aplicados na Educação Básica com a finalidade de proporcionar a professores uma ferramenta didática para o ensino de fotossíntese. O jogo é composto de um baralho colorido que contém os reagentes e produtos da reação de fotossíntese, presentes nas cartas amarelas, e também cartas de ação, vermelhas e verdes, que dão movimento à partida, Além de ser um instrumento para abordar o ensino de fotossíntese, o jogo abre possibilidades para o aprendizado de relações ecológicas como a competição, uma vez que há dentre as cartas de ação a possibilidade de retirar reagentes e produtos do oponente

Referência(s)