
OS TEMAS DA EVOLUÇÃO E DO PROGRESSO NOS DISCURSOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL E DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 23; Linguagem: Português
10.1590/2236-3459/93208
ISSN2236-3459
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoResumo O artigo consiste em uma análise de um conjunto de manuais de psicologia educacional e história da educação destinados à formação docente, cujo objetivo é identificar as aproximações e os distanciamentos entre essas disciplinas no que se refere à presença dos temas da evolução e do progresso. A análise incide sobre manuais publicados no Brasil entre 1934 e 1972 e inspira-se nos escritos de Foucault sobre a análise do discurso. Nos manuais dessas disciplinas, observou-se a recorrência da associação entre o desenvolvimento da criança e do progresso social, frequentemente descritos à luz da teoria da recapitulação. Essa teoria não foi, contudo, objeto de consenso, mas constituiu foco de controvérsia, representando um aspecto do debate entre educadores escolanovistas e católicos no período considerado.
Referência(s)