Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O uso de filmes para obter compreensões sobre a prática pedagógica em educação infantil: duas abordagens metodológicas

2019; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Issue: 50 Linguagem: Português

10.5585/eccos.n50.14016

ISSN

1983-9278

Autores

Lenira Haddad,

Tópico(s)

Literacy, Media, and Education

Resumo

Este artigo apresenta duas abordagens metodológicas de pesquisa qualitativa que utilizam filmes para obter compreensões sobre a prática pedagógica em educação infantil. Uma refere-se à etnografia visual e multivocal desenvolvida por Tobin e colaboradores, que deu origem à clássica obra Educação infantil em três culturas: Japão, China e Estados Unidos (2008); outra, menos conhecida, trata-se do SOPHOS, acrônimo para Second Order Phenomenological Observation Scheme – Esquema de Observação Fenomenológica de Segunda Ordem, desenvolvida e testada por duas dinamarquesas: Hensen e Jensen (2004) para uma pesquisa transnacional europeia retratada em livro de Cameron e Moss (2007). Embora SOPHOS se inspire na pesquisa de Tobin, apresenta diferenças substantivas quanto aos objetivos perseguidos. Essas diferenças e suas implicações epistemológicas e metodológicas são discutidas e ilustradas por meio da descrição das respectivas pesquisas.

Referência(s)