Artigo Acesso aberto

Educação, filosofia e dialogicidade

2019; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.25244/tf.v12i1.24

ISSN

1984-5561

Autores

Junot Cornélio Matos,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Resumo: O texto foca na questão da educação em sua interface com a filosofia visando a indagar sobre a dialogicidade fundamental aos processos educativos. Inicia propondo um contexto de fala para, em seguida, discutir dimensões antropológicas a serem consideradas na educação. Para tanto, convida Paulo Freire para o debate discutindo suas concepções de homem e mundo problematizando a categoria diálogo em seu pensamento. Finalmente, aborda a questão da filosofia e seu ensino vislumbrando o cenário do filosofar em sala de aula. Palavras-chave: Filosofia. Diálogo. Antropologia. Abstract: The text focuses on the matter of education in its interface with philosophy, aiming at an inquiry on the dialogicity fundamental to educational processes. It starts from a context of speech in order to, thereafter, discuss anthropological dimensions to be considered in education. For this purpose, it invites Paulo Freire to join the dialogue by discussing his conceptions of man and world and problematizing the dialogue category in his thought. Finally, it approaches the question of philosophy and its teaching with a glimpse of the scenario of philosophizing in classroom. Keywords: Philosophy. Dialogue. Anthropology. REFERÊNCIAS ALVES, Nilda (org.). Formação de professores: pensar e fazer. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2006. BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988. CALDART, R. S. Ser educador do povo do campo. In: KOLLING, E. J.; CERIOLI, P. R.; CALDART, R. S. (Org.). Educação do campo: identidade e políticas públicas. 2. ed. Brasília: UnB, 2002. v. 4. 136 p. (Educação do Campo). CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. Editora Brasiliense, 1984. FARACO, Carlos Alberto. Linguagem e diálogo: as ideias linguísticas do círculo de Bakhtin. Curitiba: Criar Edições, 2006. FREIRE, P. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez, 2006a. FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006b. FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977 FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1987. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Cortez, 1979. FREIRE, P.; SHOR, Ira. Medo e Ousadia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. FREITAG, Barbara. O indivíduo em formação: diálogos interdisciplinares sobre educação. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001. FRIGOTTTO, Gaudêncio. Novos desafios para a formação de professores. Boletim Informativo do Núcleo de Desenvolvimento e Promoção Humana, ano II, nº 12, Niterói. GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000. JAEGER, W. Paidéia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1989. MATOS, Junot Cornélio; SILVA, Shalimar Gonçalves. Linguagem e Diálogos de fronteira. Recife: Fundação Antônio dos Santos Abranches, 2009. MATOS, Junot Cornélio. Em toda parte e em nenhum lugar: a formação pedagógica do professor de filosofia. Recife: FASA, 2005. MATOS, Junot Cornélio. Sobre a belezura do pensar certo. In: LIMA, Mª N.S dos Santos; ROSAS, Argentina (org.). Paulo Freire - quando as ideias e os afetos se cruzam. Recife: Editora UFPE, 2001, p. 71-94. MENESES, Paulo. Ética, Economia e Educação. Síntese Nova Fase. V. 24 Nº 77. Belo Horizonte/MG, (1997): 261-270. OLIVEIRA, P. C. Conscientização e liberdade na filosofia da educação de Paulo Freire. Tese de Doutorado não publicada, Pontificiam Universitatem S. Thomae, Roma, 2002. OLIVEIRA, Paulo Cesar; CARVALHO, Patrícia. A intencionalidade da consciência no processo educativo segundo Paulo Freire. Paidéia, 2007, 17(37), 219-230. Disponível em: www.cielo.br/paideia Acesso:14 de abril de 2013. SAVIANI, Dermeval/DUARTE, Newton. A formação humana na perspectiva histórico-ontológica. Revista Brasileira de Educação. v. 15 n. 45. Rio de Janeiro. set./dez. 2010. SEVERINO, Antonio Joaquim. Desafios da formação humana no mundo contemporâneo. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, n.29, p.153-164, jul./dez., 2010. VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia Filosófica, tomo I. São Paulo: Editora Loyola, 1991.

Referência(s)