
Perfil conceitual a respeito da concepção atomística dos estados físicos da matéria de um grupo de alunos da educação de jovens e adultos – eja
2020; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 11; Issue: 5 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v11i5.2264
ISSN2179-426X
AutoresVanessa Maria Silva Menezes, Samísia Maria Fernandes Machado, Erivanildo Lopes da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo apresenta uma análise das zonas do perfil conceitual de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) a respeito do átomo. Esta análise, com base metodológica ancorada na teoria proposta por Mortimer (2006), foi feita considerando-se antes e depois da intervenção pedagógica. Neste período de intervenção a diversidade de pontos de vista dos alunos esteve em evidência, bem como a alternância entre a linguagem cotidiana e científica. Os resultados observados revelaram uma evolução conceitual refletida na mudança de perfil conceitual uma vez que inicialmente os alunos apresentaram respostas baseadas no senso comum e que, com o passar do tempo, houve uma transição nas zonas do perfil conceitual que caminhou em direção à zona mais próxima da científica, considerando a existência de espaços vazios na matéria e a organização das partículas que a compõe.
Referência(s)