
Dos Tipos de Conhecimento às Pesquisas Qualitativas em Educação / From Knowledge Types to Qualitative Education Research
2019; Persona Institute of Higher Education; Volume: 13; Issue: 47 Linguagem: Português
10.14295/idonline.v13i47.2105
ISSN1981-1179
AutoresKátia Maria de Moura Evêncio, Shearley Lima Teixeira, Kátissa Galgania Feitosa Coutinho Rodrigues, Flaviana Araújo Feitosa, Wesley Jonh Da Silva Fontes,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoResumo: São diversas as classificações e tipos de pesquisas, de acordo com a área a ser investigada, bem como sobre qual contexto ideológico um determinado fenômeno será investigado. Dessa forma, levando em consideração os diversos elementos que compõe a Educação, este estudo busca analisar e comentar quais as abordagens mais indicadas às pesquisas científicas em educação, de modo a possibilitar transformações nos campos e sujeitos envolvidos. Os resultados levaram a crer que a pesquisa científica é fundamental para o progresso das bases epistemológicas, seja ela qualitativa ou quantitativa. O mais importante é que os objetivos que se pretende sejam claros e bem especificados, assim como a delimitação do mesmo e sua metodologia. Dessa forma, os resultados terão maior credibilidade científica e técnica, o que possibilitará uma real contribuição social e acadêmica. Palavras-chave: Tipos de pesquisa, Credibilidade acadêmica, Metodologia científica.
Referência(s)