Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Educação Musical e Musicalização: dualidade nos tempos atuais

2018; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33025/irdemcp2.v2i2.1540

ISSN

2594-407X

Autores

Regina Campelo,

Tópico(s)

Diverse Music Education Insights

Resumo

Resumo: O presente texto e um recorte de minha pesquisa de Mestrado, que tratou do trabalho coral realizado na Igreja Presbiteriana do Brasil. Aqui sao apresentadas minhas reflexoes sobre as diferencas existentes entre educacao musical e musicalizacao. Apesar de ser parecido o significado das mesmas, e preciso distingui-las. A educacao musical e mais especifica, pois abrange a escrita musical, o dominio do codigo. Por outro lado, na musicalizacao o aluno deve conhecer e definir as diversas manifestacoes musicais e culturais, ingressando assim em seu contexto sociocultural. Alem da analise desses dois processos, apresentamos algumas aplicacoes dos aspectos discutidos. Resumen: El presente texto es un recorte de mi investigacion de Maestria, que trato del trabajo coral realizado en la Iglesia Presbiteriana de Brasil. Aqui se presentan mis reflexiones sobre las diferencias existentes entre educacion musical y musicalizacion. Pese a su significado parecido, es preciso distinguirlas. La educacion musical es mas amplia, pues abarca la escrita musical, el dominio del codigo. Por otro lado, la musicalizacion tiene una propuesta mas abarcadora, en la cual el alumno debe conocer y definir las diversas manifestaciones musicales y culturales, ingresando asi en su contexto sociocultural. Ademas del analisis de esos dos procesos, presentamos algunas aplicaciones de los aspectos discutidos. Abstract: The present text is a excerpt of my Master dissertation which focused the work of the choir developed at the Presbiterian Church of Brazil. Here I present my reflections on the differences betweem music education and musicalization. Despite the fact that the meanings of both terms are similar, it is necessary to distinguish them. The meaning of music education is wider as it covers musical writing, the knowledge of the music language. On the other hand, musicalization has a wider proposal, which means that the student is supposed to know and define the different musical and cultural manifestations and, in this way, take part in those social-cultural contexts. In addition to the analysis of those two processes, I also present some uses of the discussed issues.

Referência(s)