
Posicionamento de rádios jovens brasileiras em redes sociais: compreendendo estratégias e ações de interatividade
2019; Coimbra University Press; Volume: 19; Issue: 34 Linguagem: Português
10.14195/2183-5462_34_4
ISSN2183-5462
AutoresNair Prata, Débora Cristina Lopez, Marcelo Freire, Kamilla Avelar, Danielle Diehl,
Tópico(s)Media and Digital Communication
ResumoO rádio brasileiro, inserido na nova ecologia de mídia, enfrenta desafios de ordem diversa assumindo diferentes configurações frente ao cenário de constante desenvolvimento tecnológico. Dado o contexto, este artigo volta seu olhar para o posicionamento no Facebook de três emissoras radiofônicas jovens brasileiras, a saber: Rádio Mix, Rádio Jovem Pan e Rádio Transamérica. Utilizando a metodologia de Análise de Conteúdo em Redes Sociais e o estudo de caso comparativo (Yin, 2001), o objetivo é compreender as principais estratégias de postagem e engajamento usadas pelas emissoras para captar a atenção da audiência nas redes sociais. Os resultados apontam para a falta de estratégia e o baixo engajamento nas fanpages. Nenhuma das emissoras analisadas constrói um efetivo processo de interação em suas redes sociais, predominando a participação, característica do rádio jovem dos anos 1990.
Referência(s)