
Uma aplicação do Método POE: utilizando Simulações para o Estudo de Densidade e Empuxo no Ensino Médio
2019; Linguagem: Português
10.5151/ecfa2019-04
ISSN2358-2359
AutoresP. N. Fidelis, M. M. Bomfim, L. O. Buffon, Maria Elza de Andrade,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNa área de ensino de física, tem-se buscado o desenvolvimento de propostas não tradicionais de ensino com o objetivo de aumentar o interesse, engajamento, participação e o aprendizado dos alunos nas aulas. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivo relatar a aplicação do Método investigativo POE (Predizer, Observar e Explicar) no estudo de densidade e empuxo numa turma da 1ª série do ensino médio. A proposta consistiu no uso de simulações computacionais da plataforma Phet Colorado e as atividades foram realizadas com a turma dividida em 11 grupos. Foram apresentadas aos grupos situações-problemas que proporcionassem conflitos cognitivos, de forma a estimular a participação ativa deles na formulação de hipóteses, observação da simulação e posterior explicação do fenômeno, comparando-se com a hipótese inicial. Após a categorização das informações coletadas na pesquisa, foi possível concluir que houve evolução no aprendizado do conteúdo por parte dos grupos, e que as questões propostas proporcionaram o conflito cognitivo e contra intuitividade necessários para a aplicação da metodologia POE.
Referência(s)