
The Social-Emotional Education and Its Implications on School Context: A Literature Review
2019; Volume: 1; Issue: 49 Linguagem: Português
10.5935/2175-3520.20190018
ISSN2175-3520
AutoresPierre Cerveira Motta, Patrícia Fasolo Romani,
Tópico(s)Child and Adolescent Psychosocial and Emotional Development
ResumoA educacao socioemocional e o processo de adquirir e praticar habilidades de reconhecimento e regulacao emocional, de relacionamento interpessoal e de atitudes de cuidado ao outro. Este trabalho buscou identificar alguns programas de intervencao de educacao socioemocional realizados em escolas. Para isso, efetuou-se uma revisao de literatura, utilizando os descritores “educacao socioemocional”, “aprendizagem socioemocional”, “social emotional learning”, “intervencao” e “intervention” nos portais de pesquisa BVS e PsychNet, incluindo artigos escritos em espanhol, ingles ou portugues, empiricos, com uma intervencao realizada e avaliada no contexto escolar. Os resultados obtidos demonstram uma prevalencia de programas de educacao socioemocional nos Estados Unidos, um maior numero de intervencoes ministradas por professores, que incluiram os conteudos no curriculo escolar, e efeitos de melhoras em comportamento pro-social, sintomas emocionais, problemas de conduta, autoestima, regulacao emocional, sintomas de desatencao e hiperatividade, autocontrole e empatia. Esses programas de intervencao socioemocional apresentaram resultados significativos para desenvolver as competencias citadas acima; entretanto, alcancaram poucas das competencias almejadas, bem como o efeito do resultado foi pequeno em muitos estudos. A educacao socioemocional se faz importante como ferramenta para uma melhor adaptacao da crianca ao seu contexto, desenvolvendo a longo prazo uma melhor autoestima e empatia. Os professores tambem se beneficiam, melhorando suas praticas pedagogicas e contribuindo para o fomento do cuidado de saude mental nas escolas.
Referência(s)