
Masterchef Brasil: possibilidades de interatividade entre programa e telespectadores
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i1.1599
ISSN2525-3409
AutoresMatheus Silveira Jardim, Angélica Moreira Pereira,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEsta pesquisa tem como objetivo principal estudar as práticas do programa MasterChef BR da Rede Bandeirantes na tentativa de estabelecer interatividade com o usuário/telespectador. Como objetivos secundários, ficou definido: classificar o tipo de interação utilizado na 3º temporada do programa MasterChef Brasil profissionais; identificar o nível de interatividade utilizado no programa; classificar as possibilidades de interação que são oferecidas no MasterChef BR a partir da integração da primeira tela com a plataforma digital Twitter; e ainda, comparar as possibilidades de interatividade entre o programa e Twitter. Para tanto, foi utilizado como metodologia à pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, a partir das técnicas de análise de conteúdo e observação indireta, a fim de compreender os dados obtidos na transmissão do programa no período de 21 de agosto a 11 de dezembro de 2018. Nas análises, constatou-se que embora o MasterChef seja interativo e busque fomentar a participação dos seus telespectadores, as ações do público são pré-determinadas a partir de possibilidades que são oferecidas pela produção do programa.
Referência(s)