
DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO CLÍNICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA PERSPECTIVA DA CIF- UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
2019; Editora Rede UNIDA; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresGabriel Spinelli Maccari, Mauro Antônio Félix,
Tópico(s)Cerebral Palsy and Movement Disorders
ResumoIntroducao: A perspectiva da Classificacao Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saude (CIF), surge como um facilitador do processo de ensino-aprendizagem em Fisioterapia, classificando nao apenas as patologias, mas as condicoes em saude numa perspectiva de integralidade. Alem disso, a CIF revoluciona o olhar do fisioterapeuta ao propor uma visao sobre as funcoes do corpo, as estruturas do corpo, a atividade de participacao e os fatores ambientais (fisico, social e atitudinal) do sujeito. Ao relatar o desenvolvimento do raciocinio clinico, percebeu-se que o alunos estabelecem maior precisao diagnostica e melhores condutas fisioterapeuticas de intervencao com base na funcionalidade.A analise da deficiencia de movimento, valencia fundamental daqueles que utilizam de terapias manuais como tratamento, pode ser muito beneficiada atraves do seguinte raciocinio: Qual funcao esta alterada?; Qual estrutura foi acometida para gerar esta alteracao de funcao?; Como essa disfuncao repercute sobre a atividade e participacao deste individuo acometido?; Quais os fatores ambientais podem surgir como barreiras ou facilitadores para realizar a atividade e participacao do sujeito.A partir desta estrategia de raciocinio a consolidacao da avaliacao, do diagnostico fisioterapeutico e estabelecimento de um Plano de Cuidado com intervencoes e prognostico, fica favorecido na formacao profissional. Descricao: Durante o ano de 2018, ao acompanhar como monitor a atividade academica de Terapias Manuais II que possuia como estrategia de raciocinio o modelo da CIF. Foi possivel participar do processo de aprendizagem dos alunos com uma percepcao diferente da usual, devido ao vinculo criado enquanto monitor, que proporcionava uma visao por vezes diferente da que era passada diretamente dos alunos para o professor. Isto por sua vez, mediava a interacao aluno-professor, assim compreendendo as dificuldades ou facilidades dos alunos no desenvolvimento da avaliacao e diagnostico. Destaca-se ainda, que os elementos contidos na estrutura da CIF desenvolvem o raciocinio dos academicos, visto que organizam a forma de pensar e onde encaixar cada queixa, sinal ou sintoma e condicao de saude trazidos pelos pacientes. Impactos: Tal estrategia de ensino mostra-se como um potencializador do processo de aprendizagem, tornando mais claro e objetivo o Processo Diagnostico, assim favorecendo a tomada de decisoes ao escolher recursos fisioterapeuticos com base em tecnicas (articulares, miofasciais, neurodinâmicas e viscerais) ou se a intervencao deve ocorrer nos fatores ambientais ou na forma como o sujeito realiza sua atividade e participacao.Apesar da facilidade proporcionada pela CIF no desenvolver do raciocinio e a formacao de um olhar interprofissional, pode-se citar como barreira seu amplo sistema de codigos, que dificulta seu manuseio. Em contrapartida, a partir do momento que se pratica sua forma de raciocinio, a parte de codificacao torna-se um obstaculo pequeno visto todo o ganho que a CIF pode trazer ao processo de ensino-aprendizagem. Consideracoes: O uso da CIF impacta positivamente no Processo Diagnostico, fazendo com que os alunos organizem sua forma de pensar levando-os a melhor escolha de recursos terapeuticos e consequentemente desempenhem uma melhor intervencao, gerando maior efetividade na reabilitacao. A universalizacao da CIF e de grande importância para que atinja maior amplitude e esclarecimento no desenvolver do raciocinio clinico.
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