Artigo Produção Nacional

A NOVA PROPOSTA DE PROJETO INTEGRADOR DO CURSO DE FISIOTERAPIA DO UNIPÊ: DA ARTICULAÇÃO À IMPLANTAÇÃO

2019; Editora Rede UNIDA; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português

ISSN

2358-8306

Autores

Aliceana Ramos Romão de Menezes Araújo, Andréa Carla Brandão da Costa Santos, Jânia de Faria Neves, Juliana Nunes Abath Cananéa, Maria Elma de Souza Maciel Soares, Rafaela Gerbasi Nóbrega, Rosa Camila Gomes Paiva,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Introducao: Projetos Integradores (PI) sao ferramentas didaticos-pedagogicas que tem como objetivo estimular a aprendizagem significativa e participativa a partir de uma atividade que integra tematicas diversas. Na sua construcao, os PI's devem considerar aspectos pedagogicos e metodologicos basicos, cumprindo prerrogativas que levem em conta o respeito a relacao nivel de complexidade da atividade - capacidade critica exigida pelo periodo letivo em que ele se encontra; articulacao de componentes curriculares; factibilidade da proposta tempo de execucao da atividade e regras de construcao e avaliacao dos resultados. Tradicionalmente, o curso de Fisioterapia do UNIPE possui uma estrutura de PI que articula horizontalmente, de maneira direta, e transversalmente, de maneira indireta, os nove periodos letivos. Com a implantacao da nova matriz curricular advinda da Cruzeiro do Sul, o curso se viu desafiado a propor um novo PI para o curso. Assim, o objetivo desse relato e apresentar a nova proposta de projeto integrador para o curso de Fisioterapia, iniciada como piloto em 2019.1. Descricao: A nova proposta de PI surgiu a partir de uma experiencia partilhada pelo curso de Fisioterapia da Faculdade da Serra Gaucha em um evento promovido pela Cruzeiro do Sul. Para isso, os membros do NDE propuseram um PI chamado de Teias do Conhecimento. A atividade seria feita a partir de uma adaptacao da espiral construtivista da aprendizagem baseada em problemas (problem based learning - PBL) para a analise e resolucao de situacoes problemas e a apresentacao seria realizada atraves de mapas mentais. A situacoes problemas foram criadas por docentes do P1 e articulam as especialidades da Fisioterapia, com patologias ou condicoes clinicas comuns ao dia a dia dos alunos. Na manha da atividade, a turma foi dividida em grupos de, no maximo 10 alunos. Em seguida, procedeu-se a explicacao sobre as finalidades da atividade, etapas e estrutura. Em seguida, foi entregue a cada grupo uma situacao problema diferente e um tempo de 2h/a para apreciacao. A situacao problema deveria ser analisada identificando os componentes curriculares que comporiam o mapa mental. Ao final da atividade, os grupos apresentariam suas consideracoes a uma banca examinadora composta por docentes do primeiro periodo. Impactos: A preocupacao inicial para a aplicacao da atividade era a de que, por nao ter sido feita de maneira processual, como o que ocorreria nos demais periodos letivos, a adesao e o comprometimento das turmas nao ocorresse de maneira satisfatoria. Entretanto, muitas reflexoes dos discentes incluiram debates sobre tematicas que eles so irao ver em fases mais avancadas de suas formacoes. As interferencias dos demais grupos dando suas opinioes e defendendo seus pontos de vista tambem foi um achado bastante feliz da atividade. As pequenas intercorrencias que ocorreram nao comprometeram o resultado final. A avaliacao da banca foi bastante positiva tendo sido, inclusive, ponto para discussoes sobre a estrutura do projeto integrador para o curso nos proximos periodos. Consideracoes: A partir da experiencia percebeu-se que PI's mais enxutos e feitos em um unico momento podem ser tao enriquecedoras para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais quanto PI's executados de maneira processual.

Referência(s)