
Dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental em Aprender Fração
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36661/2595-4520.2019v2i1.10724
ISSN2595-4520
AutoresSimone Silva da Fonseca, Renata dos Santos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste artigo investiga-se as dificuldades dos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental na aprendizagem de fração. São muitas as barreiras de entendimento do aluno no conteúdo de fração, e isto decorre de fatores como traumas, pensamentos de que a Matemática é algo complexo, “bicho de sete cabeças”, impossível de se entender até as questões metodológicas de ensino do próprio professor. As dificuldades na aprendizagem referem-se ao desenvolvimento cognitivo, construção e noções básicas da matemática básica, princípios numéricos, entraves na resolução e compreensão do problema, falta de conhecimento dos conceitos principais, prática metodológica não facilitadora à aprendizagem do conteúdo, aversão a disciplina de matemática, etc. Por se tratar de uma pesquisa de campo, os dados foram coletados por meio da aplicação de questionário e exercício precedido de uma análise qualitativa – quantitativa. Constatamos que as principais dificuldades dos alunos se referem à falta de conhecimentos de conteúdos que são pré-requisitos como as quatro operações básicas, conceitos fracionários como divisão parte-todo, simplificação, cálculo do MMC, aversão à aprendizagem na disciplina de Matemática e organização dos dados da questão-problema. Dessa maneira, se faz necessário que haja uma maior atenção quanto ao acompanhamento da compreensão e aprendizagem dos alunos no conteúdo de fração, visando sempre uma forma de contribuir significativamente à superação das dificuldades encontradas.
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