Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tecnologias Digitais e o Desenvolvimento da Cognição Numérica: possibilidades para o ensino da Matemática

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36661/2595-4520.2019v2i2.10818

ISSN

2595-4520

Autores

Patrícia Ferreira Concato de Souza, Marília Bazan Blanco, João Coelho Neto,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

As Tecnologias Digitais são instrumentos que podem contribuir para o desenvolvimento da Cognição Numérica. Nesse sentido, o presente artigo visa investigar, à luz da Revisão Sistemática de Literatura, quais são as Tecnologias Digitais utilizadas no ensino da Matemática na Educação Básica, a fim de identificar quais os instrumentos tecnológicos estão sendo utilizados para auxiliar o desenvolvimento da Cognição Numérica. Como encaminhamento metodológico, foram realizadas adaptações das etapas de uma Revisão Sistemática de Literatura, para a qual foram analisados periódicos entre 2008 a 2018, nos seguintes bancos de dados: Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e nos periódicos com estratos na área de Ensino A1 a B1, classificados no índice restrito – quadriênio 2013-2016. Como resultado, dos 3141 artigos analisados, observou-se que não foi encontrado nenhum artigo relacionado ao tema foco da pesquisa, identificando a necessidade de pesquisa nas áreas de Tecnologia e do Senso Numérico e Cognição Numérica.

Referência(s)
Altmetric
PlumX