
EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE PROMOÇÃO À SAÚDE E DE EMPODERAMENTO DE ADOLESCENTES
2019; Editora Rede UNIDA; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresVivian Neres Rocha, Bianca Espinosa dos Santos, Lohanna Chrystina dos Santos Antunes de Macedo, Sidney Afonso Sobrinho, Yeny Cabrera Hurtado, Laís Alves de Souza Bonilha, Arthur de Almeida Medeiros,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoIntroducao: A educacao em saude e definida como um conjunto de praticas que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado a fim de alcancar uma atencao de saude de acordo com suas necessidades. E uma forma de desenvolver o modo de pensar critico e reflexivo a respeito de um assunto especifico. Discutir sobre a relacao saude, educacao e cidadania e fundamental para a formacao pessoal e academica do futuro profissional da saude. O curso de fisioterapia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, apresenta em sua matriz curricular a disciplina Saude e Cidadania, que de maneira transversal, promove o debate sobre estes temas ao longo de todos os semestres. Desta forma, os alunos sao estimulados a identificar equipamentos sociais nos quais possam se inserir e desenvolver atividades com a comunidade para promover conhecimento e autonomia da populacao em relacao a sua saude e a saude do territorio do qual fazem parte. Descricao: A intervencao ocorreu no Centro de Integracao da Crianca e do Adolescente-CICA, uma organizacao nao governamental, localizada na cidade de Campo Grande-MS, que acolhe criancas e adolescentes em situacao de vulnerabilidade para a realizacao de oficinas. Com o tema Educacao Alimentar, a intervencao abordou um grupo de quarenta criancas, com idade entre sete e quatorze anos, e se deu por meio de atividades ludicas, com o objetivo de conhecer os habitos alimentares das criancas e mostra-las a importância de uma boa alimentacao. De inicio foi solicitado para que os participantes falassem um pouco dos seus habitos alimentares. Em seguida, formou-se cinco grupos menores, e cada grupo recebeu o desenho de um semaforo e figuras de alimentos, e entao cada grupo montou o seu semaforo de acordo com suas vivencias, apresentou ao grande grupo e discutiu sobre a percepcao dos integrantes para a construcao do cartaz. Na sequencia foi realizada dinâmica para classificacao dos alimentos, onde os academicos citavam o nome de um alimento e o grupo deveria classifica-lo adequadamente. Para encerrar as atividades do dia realizou-se uma roda de conversa para debater sobre a influencia da midia nos habitos alimentares, e foi proposto que cada grupo criasse uma propaganda que estimulasse o consumo de alimentos saudaveis. Impactos: A disciplina Saude e Cidadania alem de aproximar os academicos da realidade dos territorios, oportuniza o desenvolvimento de competencias essenciais para o cuidado centrado nas pessoas e em suas reais necessidades. A intervencao ampliou a visao que as criancas tinham sobre alimentacao saudavel e da variedade de alimentos que existem, e permitiu que elas debatessem sobre os riscos a saude de uma alimentacao inadequada. Consideracoes: Essa Intervencao mostrou ser de grande valia na formacao academica do futuro profissional da area da saude, pois possibilita que o mesmo desenvolva habilidades e valores que fara diferenca posteriormente na sua vida. Tambem causou impactos positivos para as criancas, pois com todos os conhecimentos adquiridos eles irao ter discernimento do que e bom para saude, e poderao multiplicar tais informacoes para seus familiares e para a comunidade.
Referência(s)