Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O Ensino da dança e as relações de gênero e sexualidade

2019; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.23899/relacult.v5i2.926

ISSN

2525-7870

Autores

Giuliano Souza Andreoli,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a temática da diversidade sexual e de gênero no âmbito do ensino da Dança, na interface entre a dança e a educação. Para tanto, utiliza como referencial o campo dos Estudos de Gênero, a partir da teorização pós-estruturalista (SCOTT, 1995; MEYER, 2003; LOURO, 2007, 2013a, 2013b, BUTLER, 2010). Apresentarei uma síntese de algumas discussões internacionais e nacionais que tem sido feitas, há décadas, por teóricos das áreas da Dança, Educação e Educação Física. Problematizarei como a dança e a aula de dança pode se configurar em espaço de experiências generificadas. Por fim, procurarei apontar quais alternativas os estudos sobre esse tema tem apontado para os modos como ensinamos e fazemos dança.

Referência(s)