
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS NA OPERAÇÃO VALE DO ACRE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO CURSO DE FISIOTERAPIA NO PROJETO RONDON
2019; Editora Rede UNIDA; Volume: 6; Issue: 12 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresAugusto César Alves de Oliveira, Lucas Pereira Balbino, Ewerton Amorim dos Santos, Maria Rosa da Silva,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoIntroducao: A Universidade tem um compromisso social em transpor o conhecimento construido intramuros para a comunidade, colocando assim as atividades de extensao como pratica academica que liga os facilitadores entre o ensino e a pesquisa com as demandas sociais. Eis a riqueza do projeto Rondon: poder juntar estas realidades e contribuir para realcar a forca (potencialidades) da extensao numa Universidade. Dessa forma, a extensao universitaria e uma importante ferramenta que cria o elo entre o ambiente academico e a sociedade, possibilitando a formacao de profissionais ligados a realidade social. Alem disso, o projeto visa se tornar, junto a sociedade, um espaco privilegiado de producao do conhecimento, com vistas a superacao das desigualdades sociais que ali se instalam. Descricao: O Projeto Rondon, foi criado na decada de 1960, no contexto da ditadura militar, em homenagem ao Marechal Cândido Rondon. E um dos principais projetos de extensao ja desenvolvidos no Brasil. Sob a coordenacao do Ministerio da Defesa e em parceria com as instituicoes de ensino superior (IES), objetiva a integracao social mediante a participacao de estudantes universitarios em atividades que visam beneficiar a populacao de comunidades em situacao de vulnerabilidade social. e promover a troca de saberes por meio de acoes civico-sociais como uma ferramenta para transformar e conscientizar socialmente. Os Rondonistas (denominacao concedida aos docentes e discentes participantes do Projeto) promovem a troca de saberes adquiridos na academia com a comunidade. O Projeto Rondon se estabelece por meio de operacoes, as quais sao imersoes de quinze dias, em media, em comunidades com areas de grande vulnerabilidade social. As operacoes ocorrem durante o periodo de ferias letivas dos estudantes. As IES encaminham os projetos para o Ministerio da Defesa e se capacitam para a operacao de acordo com o conjunto a que concorre, sendo o Conjunto A: Cultura, Direitos Humanos e Justica, Educacao e Saude; Conjunto B: Comunicacao, Tecnologia e Producao, Meio Ambiente e Trabalho. A Universidade Estadual de Ciencias da Saude de Alagoas (UNCISAL) foi contemplada para atuar nas quatro areas do conjunto A, sendo representada por dez integrantes, sendo dois professores e oito academicos dos cursos de fisioterapia, medicina, enfermagem, terapia ocupacional e fonoaudiologia. Impactos: Como impactos, destacam-se: a construcao de habilidades comunicacionais dos participantes, como a fala e a escuta, baseando-se na horizontalidade; a sensibilizacao e construcao da empatia; a problematizacao atraves das oficinas ministradas pelos Rondonistas; e a socializacao de experiencias. Consideracoes: A experiencia vivenciada no projeto gerou a reflexao de que os estudantes nao devem se limitar as quatro paredes da sala de aula, tampouco aos componentes curriculares da matriz do curso. Estes devem constantemente identificar potencialidades, fragilidades e contribuir para transformar a realidade, promovendo discussoes com os pares, com os professores, coordenadores de nucleos, coordenador do curso, e juntos construirem solucoes que corroborem com uma formacao que atenda as generalidades e especificidades da populacao.
Referência(s)