
Diagramas na aprendizagem de projeto industrial em engenharia de alimentos
2019; Issue: 13 Linguagem: Português
10.13102/asppdci.v1i13.4662
ISSN2237-7158
Autores Tópico(s)Biotechnology and Related Fields
ResumoSete estudantes desenvolveram, em uma disciplina conectada com a elaboraçãodo Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia de Alimentos, durante trêsaulas semanais, o projeto de uma indústria e um serviço de alimentação vis-à-vis a representação visual de cada unidade em diagramas. Foram indagadas asreflexões que cada diagrama (de blocos, de equipamentos, lay-out, de gastoenergético e isométrico de instalações) possibilitou no desenvolvimento de umaestrutura industrial de beneficiamento de alimentos, em projetos de unidades deprodução de queijo recheado, pão sem glúten, polpa detox, vegetais minimamente processados, iogurte e queijo, floco de milho e alimentação fora do lar. Com número diferente de respostas para cada um, todas as avaliações da utilização de fluxogramas na concepção dos diferentes projetos em elaboração confirmaram o estímulo à antecipação do detalhamento e harmonização de detalhes industriais. Além da intervinculação entre diagramas, houve menções às percepções quepermitiram aproximar-se do projeto industrial,:a internalização ou externalização de etapas no processamento (fluxograma de blocos), as especificações de equipamentos (blocos e equipamentos), a identificação da natureza matricial das entradas e saídas (blocos e equipamentos), a necessidade de novos equipamentos (energia) e o transporte no processamento de grandes volumes de material (isométrico).
Referência(s)