
Era digital: letramento (s) digital (is)
2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 12 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v8i12.1785
ISSN2525-3409
AutoresElizete de Fátima Veiga da Conceição, Taís Steffenello Ghisleni,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste estudo é um recorte da pesquisa de mestrado letramento digital: inserções tecnológicas no contexto formador do pedagogo, que está em andamento no Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens na Universidade Franciscana de Santa Maria, RS. Estamos numa Era digital, onde se requer dos sujeitos o a prática do letramento digital, letramento este que envolve práticas sociais de leitura e escrita em meios digitais. Para tal, escolhemos o seguinte objetivo específico: explorar o letramento digital e sua inserção na formação acadêmica do pedagogo. Visando estudar o conceito de letramento digital em sua concepção teórica, optamos por uma revisão bibliográfica a cerca do conceito. Sendo assim, observou-se que o letramento digital além de abordar práticas sociais de leitura e escrita em dispositivos digitais, também envolve a formação de um sujeito crítico e reflexivo, sujeito este que faz uso destas práticas sociais de leitura e escrita.
Referência(s)