
Relação entre Divulgação Voluntária de Informações Sociais e Características das Empresas de Capital Aberto
2019; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.36661/2596-142x.2019v1i1.8235
ISSN2596-142X
AutoresRamon Rodrigues dos Santos, Délvio Venanzi, Orlando Roque da Silva,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste trabalho verificou a relação entre a divulgação voluntária de informações sociais e as características das empresas brasileiras de capital aberto listadas na BM&FBovespa, assumindo-se as hipóteses de que a divulgação voluntária de informações sociais está relacionada positivamente ao tamanho da empresa, sua rentabilidade, endividamento, participação na carteira ISE e liquidez das ações com uma amostra formada por 70 empresas que divulgaram seus relatórios de sustentabilidade no ano de 2012. Para a análise do nível de divulgação voluntária foi utilizada uma métrica desenvolvida a partir dos estudos de Gonçalves (2011) e Rover (2013) e o Qui-quadrado a fim de confirmar a relação entre as características em estudo e a divulgação voluntária das empresas. Após o teste, as variáveis tamanho, rentabilidade, liquidez de mercado e ISE apresentaram relação com o índice de divulgação voluntária, apresentando significância estatística à níveis satisfatórios. Os resultados demonstram que as empresas evidenciam possuir programas de voluntariado, apresentando os resultados sociais alcançados pelos projetos desenvolvidos, mas não as divulgam por projeto ou programa desenvolvido, trazendo uma falta de comprometimento na continuidade, ou falta de interesse em desenvolver e especificar outros potenciais projetos.
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