Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 25; Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.90145

ISSN

1982-8918

Autores

Uirá de Siqueira Farias, Valdilene Aline Nogueira, Daniel Teixeira Maldonado, Graciele Massoli Rodrigues, Maria Luíza de Jesus Miranda,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, passou por diversas modificações nas últimas décadas. Impulsionadas pela sociedade, leis educacionais foram alteradas refletindo diretamente no componente Educação Física, que agora deve atender à Educação Infantil. Diante disso, o presente estudo tem o objetivo de analisar a produção sobre a Educação Física na Educação Infantil nos programas de pós-graduação em Educação Física e Educação disponibilizados online no catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Como recurso metodológico adotamos uma revisão integrativa. Ao analisar os resultados percebemos um crescimento no número de dissertações e teses sobre a Educação Física na Educação Infantil, tanto nos programas de Educação Física como de Educação. As temáticas evidenciadas permeiam as práticas pedagógicas, a inserção e valorização do componente, a formação e trajetória de vida, os currículos e legislações como também as dificuldades para atuar na Educação Infantil.

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