Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Competência de leitura e escrita em universitários

2019; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/universitarios

ISSN

2448-0959

Autores

Heidy Elizia Sauer Andrade,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O artigo apresenta as competências de leitura que todo aluno do Ensino Superior deveria possuir. As dificuldades no desenvolvimento das competências de leitura e escrita textual tem se mostrado um grande desafio as instituições universitárias. No entanto, os alunos estudam por no mínimo 12 anos antes de ingressar no ensino superior, e, ainda assim possuem dificuldades para compreender textos simples, então ao adentrar à universidade deparam-se com os textos técnicos e científicos, que são mais elaborados. Todavia, fruto de uma deficiência já existente, estes jovens não conseguem êxito na leitura e produção escrita, e muitas vezes, acabam abandonando o mundo acadêmico sem saber ao certo qual motivo os levou a tal. Além da pesquisa bibliográfica, se apresentam também dados obtidos em uma pesquisa de natureza aplicada, que teve como amostra populacional 60 alunos que cursam o terceiro semestre da graduação na Faculdade de Sinop (FASIPE). Ao final, pode-se observar que falta a estes alunos repertório de leitura, prática constante da escrita, e, retomada do texto, com o objetivo de aprimorá-lo.

Referência(s)