
O sound design de Alan Splet para David Lynch sob a perspectiva do horror fílmico
2019; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 42 Linguagem: Português
10.1590/1982-25532019340744
ISSN1982-2553
AutoresLaura Loguercio Cánepa, Rogério Ferraraz, Fabiano Pereira de Souza,
Tópico(s)Photography and Visual Culture
ResumoResumo O sound designer americano Alan Splet (1939-1994) participou da produção de 25 filmes. Com o diretor David Lynch, criou efeitos sonoros e ambiências mais livres de vínculos com a verossimilhança. Eles trabalharam juntos no curta-metragem The grandmother (1970) e nos longas-metragens Eraserhead (1977), O homem elefante (The elephant man, 1980), Duna (Dune, 1984) e Veludo azul (Blue velvet, 1986). A forte influência surrealista na filmografia de Lynch estimulou soluções de Splet que se assemelham ao trabalho de som do gênero cinematográfico do horror, o que se reconhece até na recente temporada de 2017 da série de TV Twin Peaks, com direção e sound design do próprio cineasta. Este artigo aborda os procedimentos de edição de som mais usuais na filmografia desse gênero, comparados à edição de efeitos sonoros desse sound designer.
Referência(s)