Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Quando Tiê virou Melodia: Uma radiobiografia de Dona Ivone Lara

2018; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.31560/2595-3206.2018.2.9094

ISSN

2595-3206

Autores

Elaine Gonzaga de Oliveira,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

As mulheres negras sempre estiveram presentes no processo de formação da cultura brasileira. Literatura, teatro, cinema, artes plásticas e música. Suas presenças, porém, acabam reduzidas ao âmbito de suas comunidades imediatas, como a família, vizinhança e amigos. Suas produções são pouco disseminadas e analisadas. No campo da música, algumas dessas mulheres negras são verdadeiras guardiãs das tradições orais da musicalidade negra. Mesmo se deslocando e se expressando dentro de ambientes racistas e patriarcais, elas mantêm vivas as memórias por meio da força de suas músicas e, ainda, se tornando pilares de sustentação da ancestralidade. Dona Ivone Lara é uma dessas mulheres. Filha de uma cantora e de um violonista, traz a arte dentro de si. Sua genialidade fez com que ela disseminasse, mesmo que tardiamente, sua música por todo mundo e deixasse de ser Yvonne, a prima de Fuleiro, esposa de Oscar, para se tornar a Dona Ivone Lara, a Dona da Melodia. Voa, Tiê!

Referência(s)