Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Planejamento estratégico para uma microempresa: estudo de caso em um supermercado do Rio Grande do Sul

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i2.2006

ISSN

2525-3409

Autores

Jocias Maier Zanatta, Mauro Alberto Nüske, Ismael Alan Halberstadt,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico para uma microempresa do comércio de produtos alimentícios do Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa classificou-se quanto a abordagem, como dedutiva, quantitativa e qualitativa; quanto aos procedimentos, a pesquisa é descritiva, exploratória e um estudo de caso; e utilizou técnica de entrevista para a coleta de dados e planilha eletrônica do Microsoft Excel® para análise dos dados. Durante o estudo foram realizadas as cinco etapas do planejamento estratégico, que compreendem, definir o negócio, missão, visão e princípios, avaliar os ambientes interno e externo, construir a postura estratégica, elaborar os objetivos estratégicos e metas e, criar planos de ação para monitoramento. Conclui-se com o estudo, que o Supermercado Alpha se encontra na postura estratégica de desenvolvimento, em que é possível potencializar os pontos fortes e maximizar as oportunidades.

Referência(s)
Altmetric
PlumX