Artigo Acesso aberto

O ensino do desenho de letras para engenheiros-arquitetos na Escola Politécnica de São Paulo: uma abordagem convencional

2019; Linguagem: Português

10.5151/9cidi-congic-5.0184

ISSN

2318-6968

Autores

José Roberto D’Elboux,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Este artigo, descreve os resultados de uma investigação a respeito da existência de conteúdo programático abordando o ensino do desenho de letras, no curso para formação de engenheiros-arquitetos da Escola Politécnica de São Paulo. O recorte temporal do estudo começa no ano de 1895, início do curso de engenheiro-arquiteto e estende-se até final da década de 1940. Nesse período, verificou-se que o conteúdo relativo ao desenho de letras era transmitido na disciplina "Desenho Topográfico e Cartográfico", compartilhada entre os cursos de engenheiro-civil, engenheiro-agrônomo e engenheiro-arquiteto. Os cursos de arquitetura, desde o século XIX, foram caracterizados pela influência do sistema de ensino das academias de belas artes, em que o desenho de letras estava associado à disciplinas de desenho linear. A presença desse conteúdo em desenho topográfico e cartográfico, encontra respaldo na proposta de um curso de arquitetura conduzido dentro de uma escola de engenharia e o consequente compartilhamento de disciplinas básicas entre as diferentes especialidades oferecidas. Como conclusão, temos que, assim como os símbolos e texturas utilizados em mapas e plantas topográficas, o ensino do desenho de letras foi relacionado a um contexto convencional, evidenciado pela observação de como diferentes estilos de letras eram associados a naturezas diferentes de informação existentes nos mapas e plantas, criando uma hierarquização dos níveis de informação textual.

Referência(s)
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