Artigo Acesso aberto

Uma proposta de pesquisa com o uso dos mapas sobre as vivências na educação infantil

2019; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14212/veras.vol9.n1.ano2019.art348

ISSN

2236-5729

Autores

Daniel Poio Roberti,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O projeto pesquisou propostas metodológicas quediscutissem formas de as crianças representarem um espaço;no caso a creche em que elas convivem. A pesquisa sepropôs a abrir “frentes de diálogos” com as áreas temáticasda Sociologia da Infância, Psicologia do Desenvolvimento eGeografia da Infância. Os estudos da Sociologia da Infânciae o Construtivismo pedagógico reconhecem, entre outrascoisas, o protagonismo do sujeito na formação da trajetóriapelo conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa são criançascom idade entre 5 e 6 anos que pensam, vivem e sentem oespaço. O movimento da Geografia da Infância reconheceo mapa (forma de representação) como instrumentobásico que pode mediar a relação do sujeito com o espaço;compreendendo assim que esta unidade (sujeito e espaço)é carregada de cultura e historicidade num cenário depermanente criação do sujeito.

Referência(s)