Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O conceito de número: repensando a organização do ensino

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA; Volume: 6; Issue: 15 Linguagem: Português

10.26568/2359-2087.2019.3538

ISSN

2359-2087

Autores

Edilson de Araújo dos Santos, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre os instrumentos didáticos utilizados para o ensino do número no primeiro ano de escolarização, apontando seus limites e elencando possibilidades. Neste sentido, realizamos uma pesquisa de campo que é exposta da seguinte forma: inicialmente discorremos sobre a investigação feita a respeito dos instrumentos e encaminhamentos metodológicos para o ensino do número, esses dados foram obtidos por meio de uma coleta de dados durante o primeiro semestre do ano letivo de 2017 em uma escola da região norte do Paraná. Tendo constatado as práticas escolares, recorremos ao estudo sobre a origem dos números, a partir do qual buscamos compreender a necessidade da criação deste conceito. Por fim, apresentamos alguns elementos do ensino do conceito de número segundo os princípios davydovianos, dentre os quais elegemos a reta numérica como possibilidade didática. Esperamos que este trabalho contribua para pensar a organização do ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Referência(s)