Artigo Acesso aberto

O papel do design na circulação de narrativas ativistas nas redes sociais

2019; Linguagem: Português

10.5151/2spddesign-007_34

ISSN

2318-6968

Autores

Didiana Prata, Giselle Beiguelman,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Esta pesquisa investiga o papel do design na circulação de mensagens ativistas no Facebook e Instagram. A emergência da participação dos cidadãos na produção de imageria relacionada a eventos sociopolíticos gerou uma nova corrente de design dissidente envolvendo muitos coletivos, designers, artistas e indivíduos movidos por diferentes causas. O material coletado para ilustrar esse estudo focou nas imagens-mensagens (os cartazes da era das redes) publicados durante a campanha para a eleição presidencial no Brasil (#designativista, #desenhosopelademocracia, #lulalivre, #elenao, entre outros). Essas narrativas visuais fragmentadas revelam novas estéticas da memória do século 21. Pela lente do design, a pesquisa pretende responder as seguintes questões: 1.O que o design gráfico pode fazer para conectar, comunicar, impactar, educar, protestar na era das redes? 2. Como apresentar a relevância das manifestações poéticas nesses dispositivos, por meio da metodologia de visualização de banco de dados? 3. Como editar essas imagens, considerandoas como objetos materiais e memória gráfica do design brasileiro? O estudo aponta novos parâmetros de curadoria e de edição de narrativas com imagens de banco de dados, considerando a interdependência entre o algoritmo e o design dessas narrativas. E por fim, pretende discutir o papel do design como ferramenta mediadora para a visualização e configuração da estética comunicacional das redes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX