
Conhecimento do enfermeiro acerca dos cuidados com o pé diabético
2019; Volume: 13; Linguagem: Espanhol
10.5205/1981-8963.2019.242175
ISSN1981-8963
AutoresLuana Savana Nascimento de Sousa Arruda, Catiane Raquel Sousa Fernandes, Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas, Ana Larissa Gomes Machado, Luísa Helena de Oliveira Lima, Ana Roberta Vilarouca da Silva,
Tópico(s)Healthcare Regulation
ResumoObjetivo: compreender o conhecimento do enfermeiro acerca dos cuidados com os pés de diabéticos na Atenção Primária. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo, transversal, com 90 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família/ESF, utilizando-se um questionário e a escala Likert em que a análise se deu por U de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e ρ de Spearman. Adotou-se o nível de significância nas análises de 5% e o intervalo de confiança de 95%. Resultados: observou-se que nenhum enfermeiro apresentou conhecimento satisfatório para a prevenção do pé diabético e, acerca da autoavaliação do conhecimento, 48,9% dos enfermeiros o consideravam regular. Verificou-se, ao analisar os itens sobre a prevenção do pé diabético, melhor desempenho para o monofilamento e pé neuropático, com menor desempenho para exame físico; quanto à classificação do conhecimento, os profissionais apresentaram conhecimento insatisfatório (45,6%) e conflitante (54,4%). Conclusão: identificou-se conhecimento insatisfatório para os enfermeiros quanto aos cuidados com o pé diabético, destacando-se necessária atualização dos profissionais para as práticas educativas quanto à avaliação dos pés. Descritores: Conhecimento; Enfermagem; Prevenção Primária; Pé Diabético; Atenção Primária; Estratégia Saúde da Família.AbstractObjective: to understand nurses' knowledge about diabetic foot care in Primary Care. Method: this is a quantitative, descriptive, cross-sectional study with 90 nurses from the Family Health Strategy / FHS, using a questionnaire and the Likert scale, which was analyzed by Mann-Whitney U, Kruskal-Wallis and ρ from Spearman. The level of significance was set at 5% and the confidence interval of 95%. Results: it was observed that no nurse had satisfactory knowledge for the prevention of diabetic foot and, regarding the self-assessment of knowledge, 48.9% of nurses considered it regular. It was found, when analyzing the items on the prevention of diabetic foot, better performance for monofilament and neuropathic foot, with lower performance for physical examination; regarding the classification of knowledge, the professionals presented unsatisfactory (45.6%) and conflicting (54.4%) knowledge. Conclusion: it was identified unsatisfactory knowledge for nurses regarding the care of diabetic foot, highlighting the need to update professionals for educational practices regarding the assessment of feet. Descriptors: Knowledge; Nursing; Primary Prevention; Diabetic Foot; Primary Attention; Family Health Strategy.ResumenObjetivo: comprender el conocimiento de los enfermeros sobre el cuidado del pie diabético en Atención Primaria. Método: este es un estudio cuantitativo, descriptivo, transversal con 90 enfermeros de la Estrategia de Salud Familiar / FHS, utilizando un cuestionario y la escala Likert en la que el análisis fue realizado por Mann-Whitney, Kruskal-Wallis y ρ de Spearman. El nivel de significación se estableció en 5% y el intervalo de confianza del 95%. Resultados: se observó que ningún enfermero tenía un conocimiento satisfactorio para la prevención del pie diabético y, con respecto a la autoevaluación del conocimiento, el 48,9% de los enfermeros lo consideraban regular. Se encontró, al analizar los ítems sobre la prevención del pie diabético, un mejor rendimiento para el monofilamento y el pie neuropático, con un rendimiento inferior para el examen físico; en cuanto a la clasificación del conocimiento, los profesionales presentaron conocimientos insatisfactorios (45,6%) y conflictivos (54,4%). Conclusión: se identificó un conocimiento insatisfactorio para los enfermeros con respecto al cuidado del pie diabético, destacando la necesidad de actualizar a los profesionales para las prácticas educativas con respecto a la evaluación de los pies. Descriptores: Conocimiento; Enfermería; Prevención Primaria; Pie diabético; Atención Primaria; Estrategia de Salud Familiar.
Referência(s)