Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ensinando a metodologia da problematização com o Arco de Maguerez a partir da estratégia World Café

2019; Editora da Universidade de Santa Cruz do Sul; Volume: 27; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17058/rea.v27i3.12191

ISSN

1982-9949

Autores

Patrícia Franzoni, Romildo Pereira da Cruz, Marli Teresinha Quartieri,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo propõe-se a investigar as vantagens de ensinar a metodologia da problematização a partir da estratégia World Café com o objetivo de solucionar problemas do cotidiano. A estratégia foi desenvolvida com alunos de pós-graduação de uma universidade do Rio Grande do Sul. Cabe destacar que os dados foram recolhidos através do diário de bordo dos pesquisadores, filmagem e anotações dos alunos em cartolinas. Pode-se inferir que a atividade realizada foi produtiva, tornando a aula mais interessante, possibilitando um maior envolvimento da turma, fortalecendo os processos de ensino e de aprendizagem. Percebeu-se que os alunos assumiram um papel mais ativo, foram estimulados e motivados a buscarem problemas em seu cotidiano, ouviram outras opiniões, valorizaram o trabalho em grupo, respeitaram os colegas, compartilharam seus pensamentos e se sentiram corresponsáveis pela própria aprendizagem das cinco etapas do Arco de Maguerez a partir da estratégia World Café.

Referência(s)