Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Formação de professores nas escolas Wenceslau Braz e Técnica Nacional: o ensino de matemática

2019; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 42; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15448/1981-2582.2019.2.33900

ISSN

1981-2582

Autores

Arlete de Jesús Brito, Elmha Coelho Martins Moura,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

A industrialização brasileira proporcionou o surgimento de uma rede federal de ensino profissionalizante, que aolongo de sua história assumiu diversas denominações. Essas escolas formavam jovens trabalhadores para inserirem- se no mercado de trabalho industrial. A falta de professores para atuarem nessas escolas conduziu à criação da Escola Normal de Artes e Ofícios Wenceslau Braz e aos Cursos Pedagógicos na Escola Técnica Nacional (ETN). Este artigo discute os cursos de formação de professores realizados pela Escola Normal de Artes e Ofícios e pela Escola Técnica Nacional e aborda alguns elementos do ensino de matemática praticados nessa formação. Para tanto, foramutilizados documentos do arquivo do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), decretos, Boletins da Comissão Brasileiro-Americana para o Ensino Industrial (CBAI) e literaturas referentes ao tema.

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