Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Consultoria em Psicologia Escolar: Relato de Experiência em Curso Pré-Vestibular

2019; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 23; Linguagem: Português

10.1590/2175-35392019018505

ISSN

2175-3539

Autores

Cristiano Hamann, Mariana Consoni, Renata Alcântara, Andressa Gamalho, Renata Plácido Dipp,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Resumo Neste trabalho busca-se refletir sobre uma pesquisa/intervenção realizada em um Curso Pré-Vestibular, através de uma proposta de Consultoria Escolar vinculada a um Serviço Escola de Psicologia. A Consultoria tem como prerrogativa instrumentalizar as escolas criando dispositivos para minorar os problemas existentes, estimulando um espaço de prevenção e promoção de saúde mental descentrada de alguns dos cânones tradicionais em Psicologia Escolar e Educacional. Procurou-se, no presente estudo, elaborar tanto um movimento de intervenção como de pesquisa, seguindo como pressuposto metodológico a etnografia. Em termos de resultados vemos que um dos maiores entraves para o processo de implementação de estratégias de promoção de saúde foi a perspectiva da Psicologia enquanto sustentáculo de demandas exclusivamente clínicas. Nesse sentido, se operou tendo em vista a desconstrução dessa noção - o que envolveu confrontar tradicionais visões do aluno problema e do atendimento individual psicológico que se acoplava nessa perspectiva de setting tradicional.

Referência(s)