Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise tipográfica de materiais didáticos usados para o ensino de discentes da terceira idade

2019; Linguagem: Português

10.5151/9cidi-congic-2.0019

ISSN

2318-6968

Autores

Arthur José Marques, Lívia Flávia de Albuquerque Campos, Cássia Cordeiro Furtado, Thaís Lima, Bruno Serviliano Santos Farias,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as tipografias usadas nos materiais didáticos da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI/UFMA. A presente pesquisa se divide em três fases, na primeira realizou-se a análise dos artefatos de ensino desta instituição, onde foi possível identificar e agrupar os tipos presentes nos materiais analisados, além de gerar o perfil socioeconômico dos discentes. A segunda fase, consistiu em um teste de leitura, que utilizou os tipos categorizados (Seridafos, Sem Serifa e Manuscrito) na etapa anterior. Nesta etapa, participaram 36 voluntários, que foram separados em três grupos. Com o teste identificou-se os tipos que propocionaram erros e os que foram reconhecidos com mais facilidade pelos pesquisados. Na terceira fase, foram produzidos jogos tipográficos para serem aplicados em grupo focal, porém realizou-se um pré-teste, para corrigir as possíveis falhas na compreensão e jogabilidade. Também gerou-se dados, para compara-los com os dados coletados na segunda fase. Por fim, foi possível formular hipóteses quanto as caraterísticas que melhoram a distinção e identificação dos tipos por discentes da terceira idade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX