Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino-aprendizagem de cinética e eletroquímica com uso de atividades experimentais: estudo de caso no ensino superior

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i2.1970

ISSN

2525-3409

Autores

Jussara Aparecida de Oliveira Cotta, Bruno Motta Gomes, Felipe Leone de Souza Andrade, Gabriel Cooper Neves Figueireido, Geicilaine Krisdele Ferreira De Souza, Ícaro Liberto Linhares, Jordana Duarte Gomes, José Mateus Bicalho dos Santos, Luana Aparecida Gomes, Nayara Hudson do Carmo, Paloma Ellen Soares De Melo, Pedro Henrique Frade dos Santos, Rafaela Pichener de Castro Carneiro, Rafael Queiroz Quaresma de Figueiredo Torres,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O ensino de química gera entre estudantes uma sensação de desconforto em função das dificuldades existentes no processo ensino-aprendizagem e em muitas vezes os docentes não estão preparados para atuar de forma interdisciplinar. Diante das dificuldades, faz-se necessário a busca por metodologias de ensino que abordem o assunto de maneira contextualizada e que atraiam a atenção dos discentes. Nesta vertente, a autora buscou desenvolver uma proposta de ensino contextualizada, por meio de experimento prático, que viesse a abordar os temas corrosão e cinética, com o intuito de desenvolver nos discente o pensamento crítico. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo apresentar uma metodologia de “Estudo de Caso” por meio de observação experimental da corrosão de grampo tipo “U” galvanizado e não galvanizado em diferentes soluções eletrolíticas e assim encontrar a ordem da reação de corrosão pelas leis de integração de velocidade. A pesquisa seria de natureza quali-quantitativa, pois mostra a contribuição das observações experimentais para o processo de ensino-aprendizagem ao abordar os conteúdos de cinética e corrosão, além de encontrar a taxa de corrosão e a ordem da reação. Os discentes evidenciaram que o tipo de eletrólito influencia na velocidade de corrosão. Os grampos não galvanizados estão mais suscetíveis à corrosão quando se utiliza solução de NaOH. A solução do NaCl é relativamente fraca para se corroer o grampo, e em um meio aquoso ácido, a taxa de corrosão do grampo se mostra superior. A corrosão do grampo em diferentes soluções eletrolítica segue como uma reação de ordem zero.

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