Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

ASSERÇÃO DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM CAMPO CONCEITUAL / ASSERTION OF TEACHING AND LEARNING PROCESSES AS CONCEPTUAL FIELD

2019; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português

10.7867/1982-4866.2019v25n3p138-152

ISSN

1982-4866

Autores

Carla Beatriz Spohr, Isabel Krey Garcia, Maria Cecília Pereira Santarosa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este trabalho trata da asserção dos processos de ensino e aprendizagem como um novo campo conceitual fundamentado em teorias de aprendizagem cognitivistas, especialmente as da aprendizagem significativa, dos campos conceituais e teorias implícitas. Como ponto de partida argumentamos que as crenças implícitas dos sujeitos em relação aos processos de ensino e aprendizagem podem ser modificadas durante o período de formação inicial com mais facilidade do que no período de exercício da profissão, ou seja, se o docente em formação inicial aprender a refletir durante esse período, acreditamos que essa prática irá se manifestar durante o exercício de sua profissão.

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