Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sergio Blanco (1971 - 2015)

2019; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Issue: 23 Linguagem: Português

10.11606/issn.1984-1124.v0i23p135-160

ISSN

1984-1124

Autores

Ricardo Augusto de Lima,

Tópico(s)

French Literature and Poetry

Resumo

Partindo do conceito ainda recente de autoficção cênica, proponho neste artigo uma aproximação entre a obra La ira de Narciso, de Sergio Blanco, de 2015, e alguns conceitos de Maurice Blanchot, como os de “experiência do fora” e de literatura como espaço de morte. Se entendermos a linguagem literária como aquela que institui uma nova realidade, podemos pensar a morte de um personagem homônimo como um suicídio ficcional ou, emprestando a expressão de Angélica Liddell, um “sacrifício como ato poético”. Ademais, a morte de um personagem que leva o mesmo nome de seu autor evoca a discussão de Roland Barthes sobre a morte autoral, aqui concretizada de duas formas: pela destruição de toda voz antecedente ao texto literário e pela autodestruição promovida pela escrita, sempre parricida, no aqui-agora da literatura e, com mais ênfase, do teatro. Logo, considero também pertinentes nestas reflexões os problemas da representação e de como a literatura se torna palco do fascínio e do temor do Eu em relação à própria morte e sua potência criadora.

Referência(s)
Altmetric
PlumX