Animação educativa infantil no Brasil: um panorama mercadológico e acadêmico
2019; Linguagem: Português
10.5151/9cidi-congic-2.0118
ISSN2318-6968
AutoresJoyce Carr, Cássia Letícia Carrara Domiciano, Paula da Cruz Landim,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste artigo buscamos trazer uma breve contextualização histórica da animação no Brasil, traçando uma linha do tempo desde os primórdios experimentais até os dias de hoje - em que a tecnologia avançada garante que estúdios independentes produzam animações de diferentes estilos. O objetivo é investigar quais os perfis dos estudos sobre animação no meio acadêmico brasileiro dentro dos programas de pós graduação realizados nos últimos 10 anos, bem como verificar se o cenário da animação no Brasil pôde influenciar o número de pesquisas na área da Educação e do Design que envolvessem produtos audiovisuais de animação aplicados ao ambiente pedagógico afim de contribuir com a divulgação e conscientização dos benefícios dos mesmos. Usando a metodologia da Revisão Bibliográfica Sistemática, encontramos um pequeno número de produções, entre dissertações e teses, nos programas de pós-graduação em Design e Educação, além de poucos artigos em periódicos científicos da área do Design, o que dificulta o crescimento e visibilidade de animações que foram inteiramente produzidas no Brasil. Isso nos dá um panorama promissor para futuras pesquisas, uma vez que é crescente a aplicabilidade desse produto midiático.
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