
Dificuldades de Coordenação e Políticas Educacionais no Brasil: O Caso do Ensino Fundamental
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 62; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/001152582019190
ISSN1678-4588
AutoresHaroldo da Gama Torres, Rafael Camelo, Maria Helena Guimarães de Castro,
Tópico(s)Poverty, Education, and Child Welfare
ResumoRESUMO O artigo busca investigar o problema das falhas de coordenação no âmbito da política de Ensino Fundamental do Brasil. Os autores assumem que a migração de alunos entre redes municipais e estaduais ao longo do Ensino Fundamental pode ser considerada uma proxy de falha de coordenação no âmbito dessa política, com reflexos negativos nos termos do desempenho escolar. A análise empírica apresentada, baseada em um painel longitudinal de municípios para o período de 2007 a 2011, mostra que a transferência de alunos entre redes faz com que a evolução das notas entre o 5o e o 9o ano seja 3,6 pontos menor em Português e 5,3 pontos menor em Matemática, segundo a escala da Prova Brasil.
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