Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONHECIMENTOS GRAMATICAIS NA ESCOLA: ENTRE A MANUTENÇÃO DO NORMATIVISMO E A GASEIFICAÇÃO CONCEITUAL

2019; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1982-4017-190305-8618

ISSN

1982-4017

Autores

Letícia Mello Giacomin, Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Resumo Este artigo tematiza a formação de licenciados em Letras - Português no que concerne a ensinar conhecimentos gramaticais na esfera escolar. A questão de pesquisa é: Como profissionais egressos de Curso de Letras compreendem/operam com ensino e aprendizagem de conhecimentos gramaticais na disciplina de Língua Portuguesa na Educação Básica?. A abordagem é qualitativa, filiando-se a um quadro teórico de base histórico-cultural. Os resultados apontam que licenciados egressos do Curso de Letras em foco, a despeito de consistente educação formalista em se tratando de gramática, quando imersos na esfera escolar, parecem conceber gramática como prescindindo de adjetivações; logo, isomórfica a normativismo, de maneira que uma sólida educação formalista, priorizada no Curso de Letras em estudo, não parece incidir efetivamente no modo de os egressos operarem com o conceito de gramática. Emerge, assim, de um lado, a rendição ao normativismo ainda presente na esfera escolar ou, de outro, a gaseificação de abordagem léxico-gramatical.

Referência(s)