
CONHECIMENTOS GRAMATICAIS NA ESCOLA: ENTRE A MANUTENÇÃO DO NORMATIVISMO E A GASEIFICAÇÃO CONCEITUAL
2019; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 3 Linguagem: Português
10.1590/1982-4017-190305-8618
ISSN1982-4017
AutoresLetícia Mello Giacomin, Mary Elizabeth Cerutti-Rizzatti,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoResumo Este artigo tematiza a formação de licenciados em Letras - Português no que concerne a ensinar conhecimentos gramaticais na esfera escolar. A questão de pesquisa é: Como profissionais egressos de Curso de Letras compreendem/operam com ensino e aprendizagem de conhecimentos gramaticais na disciplina de Língua Portuguesa na Educação Básica?. A abordagem é qualitativa, filiando-se a um quadro teórico de base histórico-cultural. Os resultados apontam que licenciados egressos do Curso de Letras em foco, a despeito de consistente educação formalista em se tratando de gramática, quando imersos na esfera escolar, parecem conceber gramática como prescindindo de adjetivações; logo, isomórfica a normativismo, de maneira que uma sólida educação formalista, priorizada no Curso de Letras em estudo, não parece incidir efetivamente no modo de os egressos operarem com o conceito de gramática. Emerge, assim, de um lado, a rendição ao normativismo ainda presente na esfera escolar ou, de outro, a gaseificação de abordagem léxico-gramatical.
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