PETE CRITICAL PEDAGOGIES FOR A NEW MILLENIUM
2019; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 25; Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.95142
ISSN1982-8918
AutoresRod Philpot, Alan Ovens, Wayne Smith,
Tópico(s)Physical Education and Sports Studies
ResumoEstudo sociocrítico e pedagogia crítica, nas últimas três décadas, são centrais na formação de professores de Educação Física. O objetivo deste artigo é providenciar um retrato da história do projeto crítico na formação de professores de Educação Física e oferecer uma análise das pedagogias críticas na sociedade ocidental contemporânea. Nesse texto, as representações de pedagogia crítica são classificadas nos focos sobre (a) reflexão crítica, (b) pedagogias do “desconforto”, (c) princípios democráticos, embora os autores reconheçam que na formação de professores tais categorias sobrepõem-se e não são independentes entre si. O artigo conclui que as relações entre professores e alunos na formação inicial em Educação Física são construídas com base na confiança, no cuidado e, secundariamente, que conexões entre professores que atuam na formação superior e a comunidade mais ampla que ensina Educação Física são importantes para providenciar as condições necessárias para as pedagogias críticas nos cursos e programas que formam professores.
Referência(s)