Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino em enfermagem: reflexões sobre a utilização de mapas conceituais na prática acadêmica

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i1.1703

ISSN

2525-3409

Autores

Luís Felipe Pissaia, Sabrina Monteiro, Arlete Eli Kunz da Costa,

Tópico(s)

Education during COVID-19 pandemic

Resumo

O presente estudo objetiva compartilhar reflexões acerca da realização de mapas conceituais em uma prática acadêmica no curso de graduação em enfermagem da Universidade do Vale do Taquari. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa realizada com vinte e cinco participantes. Os participantes foram estudantes regularmente matriculados na disciplina de Enfermagem na Saúde do Adulto e Idoso I do curso de graduação em enfermagem da Universidade do Vale do Taquari no segundo semestre do ano de 2019. A coleta de dados ocorreu por meio da realização de mapas conceituais, sendo sua discussão sob aproximações com Moreira (2012) e análise com aproximações da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os resultados demonstraram que os mapas conceituais sintetizaram os conceitos principais trabalhados em sala de aula. Desta forma, a articulação dos conceitos, disposição dos termos geradores, bem como as ligações geradas pelos trabalhos dos participantes, identificam preceitos da aprendizagem significativa. Sendo assim, ao buscar compreender a realização dos mapas conceituais, percebeu-se que os participantes construíram e articularam conceitos importantes sobre o conteúdo proposto, demonstrando indícios de sua aprendizagem.

Referência(s)
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