Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Bienal de Veneza/Neves

2017; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 3; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20396/visuais.v3i4.12189

ISSN

2447-1313

Autores

Giovana Ellwanger,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

As ações de Paulo Nazareth em suas participações nas Bienais de Veneza (2013 e 2015) e nas Bienais de Veneza / Neves – os dois últimos, eventos concomitantes desenvolvidos pelo artista – constituem importantes espaços de reflexão. As propostas representam não somente transgressões próprias da arte contemporânea, mas o desenvolvimento de um espaço crítico frente às instituições artísticas e suas legitimações. O objeto de análise do presente artigo – as exposições mencionadas – é estudado sob a luz de autores que abordam a arte contemporânea e as relações entre arte, política e crítica institucional. Adicionalmente, avalia-se as repercussões dos eventos junto a seu público.

Referência(s)