As fronteiras entre design e arte: Aproximações entre os objetos ancestrais e os conectados em rede
2019; Linguagem: Português
10.5151/9cidi-congic-3.0382
ISSN2318-6968
AutoresBianca Tiane, Geraldo U. de Sousa, Rebeca Nunes Guedes de Oliveira, Claudia Teixeira Marinho,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoEste artigo tem por objetivo contribuir com as discussões dentro do campo do design relacionados à arte e à tecnologia, com o uso de infografia como ferramenta de pesquisa e gestão de dados como metodologia de pesquisa em design. Apresenta-se os fundamentos da proposta de design de vestíveis que integram o projeto de pesquisa Corpecendo, cujo objetivo é relacionar os saberes da arte (dança/performance) e do design (de informação e de interface), abordando o vestir enquanto estratégia para criar “espacialidades in-comuns” no contexto das cidades contemporâneas. O projeto investe em uma continuidade entre corpo, objeto e espaço para pensar o vestir como uma ação que se opera no “entre” estas dimensões, a qual definimos pela rubrica “espacialidade in-comum”. A produção dos vestíveis, presente foco do artigo, fundamenta-se no conceito de tensegridade para propor uma metodologia projetual baseada nas propriedades do corpo e dos seus movimentos. Os vestíveis apresentados como resultado da pesquisa em design foram confeccionados com materiais que evocam texturas e qualidades da pele e dos espaços internos de alguns sistemas corporais, tais como os sistemas fascial e esquelético. O seu uso nas performances resulta em paisagens sonoras produzidas pelos movimentos e pelas tensões dos corpos, captados por sensores arduino, promovendo reflexões sobre os modos de construir espaços e sobre as dimensões que os constituem, sejam elas sensíveis, topológicas, históricas ou geográficas.
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